Páginas

Aqui estão os eventos em que participo: exposições, prêmios, trocas de gravuras, intervenções urbanas e o que mais acontecer.

Para acompanhar concursos, exposições, lançamento de livros e curiosidades, visite meu outro blog:
http://gabinetedecuriosidades.blogspot.com/

Maria Pinto

15 maio 2024

exposição Macunaíma - Mário de Andrade - MACC - Campinas - SP






O MACC tem o prazer de convidá-los para a exposição de reabertura.

 

exposição reúne obras de 33 artistas, com várias técnicas: aquarela,  óleo sobre tela, desenho, técnica mista, digital, fotografia, colagem, gravura, cerâmica, instalação e um vídeo. Cada artista escreveu um pequeno texto, localizado ao lado de cada trabalho, sobre que o comoveu e o provocou na leitura de Macunaíma, romance modernista de Mário de Andrade publicado em 1928.

A narrativa absorve todas as tradições orais e folclóricas do povo brasileiro, tem caráter épico e é um a metáfora de um povo em formação.

Macunaíma, o personagem sem "nenhum caráter", traz o retrato de um Brasil multiforme, plural de culturas, povos e línguas. Destaca o conflito entre cidade e natureza, sugerindo que a redenção da civilização pode advir de uma reaproximação com o mundo natural que hoje enfrenta desafios significativos devido à exploração humana e às mudanças climáticas.


A homenagem que a exposição A Imagem e a Palavra - MACUNAÍMA presta ao artista e professor Evandro Carlos Jardim destaca a importância desse grande mestre da arte brasileira, cuja produção no campo da gravura, da pintura e do desenho tornou-se já icônica. Como professor, o papel de Jardim transcende parâmetros convencionais. Ele vem se desdobrando ao longo de décadas no trabalho pedagógico, em instituições como a FAAP e a ECA-USP – seja no campo da graduação ou na orientação de pós-graduação. Também em espaços inclusivos, fora do âmbito acadêmico - como o Atelier de Gravura do SESC Pompéia, seus ensinamentos reverberam. A soma de todas essas contribuições torna Evandro, sem dúvida, o mais importante professor, no campo da arte, na São Paulo da segunda metade do séc. XX e início do séc. XXI. A imensa maioria dos expositores da mostra deve a ele uma parte essencial de sua formação. Recebemos desse mestre conhecimento artístico e intelectual, temperado por profundas reflexões no campo da ética. Expressamos aqui nosso reconhecimento por esse labor tão fecundo. Evandro Jardim semeia arte, em todos os contextos e instituições onde atua e por onde passa.


serviço:

Exposição A Imagem e a Palavra: Macunaíma - Mário de Andrade

Data: de 18 de maio a 18 de julho de 2024

Local: MACC Museu de Arte Contemporânea de Campinas - SP

Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 9h às 17h - sábado das 11h às 15h

Entrada gratuita 

Classificação: Livre 

Agendamentos através do telefone - (19) 2515-7095 ou pelo email - cultura.macc@campinas.sp.gov.br