Páginas

Aqui estão os eventos em que participo: exposições, prêmios, trocas de gravuras, intervenções urbanas e o que mais acontecer.

Para acompanhar concursos, exposições, lançamento de livros e curiosidades, visite meu outro blog:
http://gabinetedecuriosidades.blogspot.com/

Maria Pinto

A ARTISTA

MARIA PINTO

nome completo - Maria Regina Pinto Pereira

contato  - mrppereira@gmail.com 

PRÊMIOS
Prêmio Aquisição na Bienal de Gravura de Santo André – 2010:
O júri foi composto por Evandro Carlos Jardim, Francisco Maringelli e Paulo Camilo Penna
Ouro  no Universo da Aquarela – 2009:
O júri foi composto por Phillip Hallawell, Celina Lima Verde e Enock Sacramento

OBRAS EM ACERVOS
Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Brasil)
Biblioteca de Artes do Brooklin (EUA)
Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Brasil)
Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro (Brasil)
Casa de Cultura de Teresina, Piauí (Brasil)
Instituto Martius- Staden – Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro- Alemão (Brasil)
Museu da Cidade de Kioto (Japão)
Museu de Arte da Universidade de Iowa (EUA)
Museu de Arte da Universidade do Kentucky (EUA)
Museu Casa da Xilogravura (Brasil)
Museu Estadual de Pernambuco – MuPE, Recife (Brasil)
Museu Florean (Romênia)
Museu Nomade del Grabado (Argentina)
Pinacoteca Aldo Locatelli, Porto Alegre (Brasil)
Pinacoteca de Araraquara, Araraquara, São Paulo (Brasil)
Pinacoteca de São Paulo, São Paulo (Brasil)
Prefeitura de Santo André, São Paulo (Brasil)
Universidad Autonoma de Nuevo Léon – Monterrei (México)
Universidade Santa Marcelina, São Paulo (Brasil)
Coleções particulares no Brasil, Portugal, EUA, Canadá, Espanha, México, Inglaterra, França e Alemanha

PUBLICAÇÕES E PROJETOS

MAPAS DE INFLUÊNCIAS – Premio Funarte - Poéticas Visuais - 8ª edição – em conjunto com Maura de Andrade
O projeto propôs a ateliês e artistas das cidades de Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo  produzirem e doarem oito cópias de uma gravura em tamanho A4. O conjunto desse trabalho com 176 gravuras foi exposto na Oficina Cultural Oswald de Andrade (maio 2012) e depois acondicionado em 8 caixas. Cada cidade recebeu duas caixas, uma doada ao ateliê que foi parceiro no projeto naquela localidade e outra a uma instituição pública de acesso amplo, com intuito de pesquisa e conservação. Assim, as caixas foram destinadas em Recife: ateliê Oficina do Tempo e Biblioteca da Universidade Federal de Pernambuco; no Rio de Janeiro: Ateliê de Gravura Carlos Oswald - Liceu de Artes de Ofício e Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; em Porto Alegre: Museu do Trabalho e Pinacoteca Aldo Locatelli (Pinacoteca da cidade de Porto Alegre); São Paulo: Ateliê Ponto Gráfico e provavelmente MAC da USP (em fase de apresentação). Como encerramento do projeto foi realizada uma exposição internacional de Arte Postal, na Oficina Cultural Oswald de Andrade – São Paulo, apresentando uma mapa da linguagem gráfica atual (agosto de 2012)
CONVERSA GRÁFICA –em conjunto com Maura de Andrade, Cleber Alexsander e Gilberto Tomé
Neste projeto foi realizado o registro fotográfico de todas as matrizes desenhadas e não gravadas, pelos alunos da escola de Xilografia do Horto Florestal, durante a década de 40. O resultado deste projeto foi a publicação de um livro contendo o registro de todos os blocos desenhados com a imagem, suas informações de medidas e inscrições encontradas e a exposição dos trabalhos de 34 artistas que dialogaram com esses desenhos no MUSEU FLORESTAL OCTAVIO VECCHI (maio e junho 2012).
PUZZLEPRINT  
quebra cabeças gigante, em xilogravura, realizado por 112 artistas de diversas partes do mundo, coordenado pela Maria Arango, artista residente nos EUA – 2011
ROSA DOS VENTOS
livro realizado com gravuras feitas a 4 mãos pelas artistas Cecile Martins, Cristina Bottallo, Eliana Leonir, Julieta Warman, eu, Maura de Andrade e Naná de Souza -  exposto no Studio Cultural Cristina Bottallo e no Présion - Festival de Gravura Contemporânea, na Argentina
MOSAICO GRÁFICO
projeto realizado em conjunto com Cristina Bottallo e Maura de Andrade para a SP ESTAMPA 2014. Reuniu desenhos de artistas convidados que foram gravados em uma matriz exposta no Studio Cultural Cristina Bottallo. Participaram diversos artistas nos desenhos e na gravação da madeira.
GRAVURAS PELA PAZ
em conjunto com Altina Felício, Maura de Andrade e Guadalupe Victorica
O projeto de reunir gravuras com o tema paz para representar o Brasil na 8ª exposição Prints for Peace / Grabados por la Paz em Monterrey – México. Reunimos mais de 90 gravuras que serão expostas virtualmente, no Parque da Água Branca em São Paulo – fevereiro de 2014 e em Monterrey – México –maio de 2015
PROJETO VOLANTE – 2010 E 2012
Coordenadores Cleiri Cardoso, Marcelo Heleno, Paula Ordonhes, Sérgio Antunes Kal. O projeto integrou a programação do XXIV Festival de Artes do Ateliê Livre de Porto Alegre, da SP ESTAMPA e do festival da Presse Papier, galeria do Canadá. Foram reunidos e distribuídos volantes em Porto Alegre, São Paulo e Canadá.
ENCONTRO DA IMAGEM COM A PALAVRA – Memorial da América Latina
Curadoria, em conjunto com Altina Felicio e Ângela Barbour e participação com xilogravuras na exposição coletiva ilustrando textos lusófonos. Evento participante da 9ª Semana Nacional de Museus e da SP ESTAMPA 2011 - Maio 2011.
DIÁLOGOS: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA DE XILOGRAFIA DO HORTO - em conjunto com Maura de Andrade
Impressão de todas as atrizes que se encontram no Museu Florestal Octavio Vecchi, algumas delas nunca impressas antes e curadoria de uma exposição de artistas contemporâneos dialogando com essas xilogravuras de topo. Também foi produzido um livro catálogo. Posteriormente, a exposição itinerou para Jundiaí (2012) e Berlim (2012)
LUZES & SOMBRAS – São Paulo, Brasil
Curadoria em conjunto com outros artistas de exposição de arte, com a participação de 45 artistas no Parque da Água Branca, São Paulo, SP, Brasil
PROJETO CORRESPONDANCE/CORRESPONDÊNCIA - CANADÁ / BRASIL 
Publicação de um álbum com a participação de 17 artistas de Quebec e 16 artistas de São Paulo brasileiros que aceitaram a proposta de dar início a uma imagem, para serem concluídas posteriormente pelo artista do outro país- Tiragem: 80 exemplares - ano 2008-2010
Realizado pelo Ateliê Aberto de Gravura - Sesc Pompéia- São Paulo e Centre de Diffusion Presse Papier - Trois-Rivières, Quebeque, Canadá.
CALENDÁRIO – OS ELEMENTOS CLÁSSICOS – 2010 – PRINT MAKERS CALENDAR – THE CLASSICAL ELEMENTS, ESTADOS UNIDOS
Foram feitas 4 trocas de imagens entre 25 artistas, tendo como tema os elementos clássicos: água, terra, fogo e ar. Dentre as 100 imagens produzidas foram escolhidas 12 para ilustrar os meses do ano de 2010. A minha imagem do fogo foi a usada para ilustrar o mês de agosto.
Realizado por Four Oceans Press; Gallery, São Francisco, Estados Unidos.
http://www.fouroceanspress.com/cal_worksheet 

PAISAGENS GRÁFICAS – EXPOSIÇÃO COLETIVA
Curadoria de exposição, em conjunto com Roselaine Machado e Maura de Andrade.  Foram apresentados 50 artistas mostrando várias técnicas de gravura, inclusive matrizes gravadas pelo Adolf Kohler, Evandro Jardim e Antonio Albuquerque. A mostra foi realizada no Museu Octavio Vecchi
XILOTIPO - Impressões - Estampas brasileiras contemporâneas
Publicação realizada no ateliê de artes gráficas do SESC Pompéia - Junho/2007 a fevereiro 2008 - 800 exemplares.
Coordenado por Cleiri Cardoso e a participação dos artistas dos ateliês de gravura do SESC Pompéia, Gravadores do Espaço (Brasília), Lasar Segall (SP), Belém do Pará, Ateliê Piratininga, Espaço Coringa, Grupo Farpa (S. J. dos Campos  e Guarulhos). Impressão de xilogravuras de artistas do Brasil, numa impressora tipográfica minerva, Catu, brasileira da década de 70. Cada ateliê selecionou os artistas que participariam da edição.
PUBLICAÇÃO AUTO - RETRATO
Realizada pelos artistas do Ateliê Aberto de Gravura do SESC Pompéia
Impressa em xilogravura, tipografia, carimbo e transfer  - 2008 - tiragem de 36 cópias

SOBRE MIM
Sou engenheira de produção formada pela Escola Politécnica da USP, em 1977.
Até 2.007 exerci atividades relacionadas com a minha formação nos campos de administração geral, planejamento estratégico e finanças.
Sempre fiz algum tipo de atividade artística como uma necessidade pessoal.
Freqüentei cursos de gravura em metal com Alex Ceverny (Paço das Artes), Laurita Sales (Oficina 3 Rios) e nas Escolas para Adultos da Prefeitura de Paris, onde também cursei aquarela.
No segundo semestre de 2007, resolvi me dedicar somente às artes. Optei por uma formação de ateliê e desde então tenho participado de vários cursos e oficinas: gravura em metal Evandro Jardim (SESC-Pompéia); xilogravura com Cleiri Cardoso (SESC-Pompéia); gravura expandida com Marcelo Salum (Oficina 3 Rios); aquarela com Dudi Maia Rosa (Instituto Tomie Ohtake); gravura no ateliê livre da ECA -USP com Antonio Albuquerque (curso de extensão - Práticas de Ateliê: Gravura em Metal); oficinas com Francisco Maringelli (SESC-Pompéia); pintura com Fernando Vilela (Instituto Tomie Ohtake); oficina de gravura com Marcelo Grassmann; oficina de gravura com placas fotosensíveis na Joop Stoop (Paris), oficina com o artista português David de Almeida (São Paulo -2014) e desenho com Ligia De Franceschi.

Cursei como ouvinte algumas disciplinas da pós graduação de grandes escolas:
Imagens e Novos Meios – Prof. Milton Sogabe, no Mestrado em Artes Visuais da UNESP (2º semestre de 2008);
Questões de Imagem – Profª. Silvia Laurentiz, no Mestrado em Artes Visuais da USP (1º semestre de 2009);   
Anotações sobre a Estampa Ocidental- Prof. Cláudio Mubarac, no Mestrado de Artes Visuais da USP (2º semestre de 2009); e
Oficina: Sobre a Imagem Repetida- Professores Cláudio Mubarac, Evandro Jardim e Joao Musa, no Mestrado de Artes Visuais da USP (2º semestre de 2010).   
Do semestre de 2013 até 2014, participei do Grupo de Estudos da ECA-USP sobre gráfica, sob a coordenação do Prof. Cláudio Mubarac:

EXPOSIÇÕES

2021
 Álbum de Gravuras ENCONTROS
Participação com gravura - Feira Miolos -  São Paulo – SP novembro de 2021
 

2020
10ª Bienal de gravura do Douro – Portugal
participação com gravuras – Museu do Côa – Douro – Portugal – agosto a outubro de 2020
TOQUE - Instalação em processo | autoria compartilhada
participação com escultura- Centro Educacional Adamastor – Guarulhos – SP- março de 2020
a imagem e a palavra - encontro com Clarice LIspector
participação com gravuras - Biblioteca Brasiliana - Guita e José Mindlin - USP – SP – março e abril de 2020

2019
4ª GLOBAL PRINT 2019
participação com gravuras, como artista convidada, espaço Cultural Miguel Torga – São Martinho dE Anta – Portugal – outubro de 2019
Exposição A Imagem e a Palavra - Mar Morto, Jorge
Participação com gravuras - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) – Sala BNDES – SP  – abril de 2019
a imagem e a palavra - Mário de Andrade e Jorge Luís Borges
participação com DESENHOS - Memorial da América Latina – SP – abril de 2019


2018
 exposição Macunaíma
participação com aquarelas - Biblioteca Brasiliana - Guita e José Mindlin - USP – SP – agosto de 2018
exposição A IMAGEM E O HAICAI
participação com desenhos - Pinacoteca de São Bernardo do Campo – SP – junho de 2018
exposição GRAPHIAS - QUINZE ANOS – SP
exposição de gravuras – Galeria Graphias – São Paulo – SP – junho de 2018
por favor, toque - instalação em processo
participação com escultura - Galeria Nilton Zanotti - Praia Grande – SP – março de 2018
exposição A IMAGEM E O HAICAI
participação com desenhos – Biblioteca LATINO-AMERICANA – Memorial da América latina – São Paulo – SP- janeiro a março de 2018
 
2017
TOQUE - Instalação em processo | autoria compartilhada
participação com escultura- Galeria Fórum das Artes – Botucatu  – SP- setembro de 2017
TOQUE - Instalação em processo | autoria compartilhada
participação com escultura- FUNARTE – São Paulo – SP- setembro de 2017
Exposição comemorativa 30 Anos do Museu Casa da Xilogravura
participação com xilogravuras – setembro de 2017 – Campos de Jordão – São Paulo
instalação em processo / autoria compartilhada - TOQUE
participação com escultura – Salto – SP – agosto de 2017
Convergências da Linha GRUPO 6 - Galeria Fernanda Perracini Milan (escolha por edital)
participação com gravura na exposição coletiva com mais 5 colegas - junho de 2017 – Jundiaí - SP

 

2016
Projet ferme ta boîte
participação com gravuras em - Uzès – França;novembro e dezembro de 2016
4ª Bienal Internacional de Gravura Livio Abramo
Artista convidada,  Araraquara – SP, agosto e setembro 2016
ENCONTRO DA IMAGEM COM A LITERATURA LATINO_AMERICANA
participação com desenhos,  Salão de Atos Tiradentes, Memorial da América Latina, São Paulo – SP, setembro 2016
MAIS QUE HUMANOS - ARTE no Juquery
Instalação coletiva de máscaras, no Museu Emílio Ribas, São Paulo – SP, agosto de 2016 a maio de 2017
METROPOLIS
Participação em livro de gravuras de 66 m formado por 303 artistas internacionais, Museu Casa da Xilogravura, Campos de Jordão, SP, abril 2016; Museu do Trabalho, Porto Alegre, RS, abril e maio 2016; Hemeroteca Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, SP, junho 2016; Constellation tudios, Lincoln, Nebrasca, EUA, setembro 2016; Salão Sansovino da Biblioteca Marciana, Veneza, Itália – dezembro 2016 a fevereiro 2017
Peace Puzzle Print
exposição de xilogravura na Creative Framing & Gallery, Oakland - Califórnia – EUA, março de 2016
Santuários
participação com caderno de artista, Paço das Artes de Santo André, SP, fevereiro e março 2016

2015
IMAGEM & HAICAI
participação com desenhos na Fundação Memorial da América Latina - SP, agosto de 2015
METROPOLIS
Participação em livro de gravuras de 66 m formado por 303 artistas internacionais- Galerie 5ünf Sinne , Halle/Saale, Alemanha – junho 2015; Munique, Alemanha – julho  2015;  Associazione Internazionale Incisori - Roma, Itália, setembro – 2015;
LIVRO TENSO
exposição e doação dos livros à Biblioteca Alceu de Amoroso Lima - São Paulo - julho 2015
ALÉM DAS MIL E UMA NOITES E DIAS DOS 35 ANOS DO ATELIÊ CALCOGRÁFICO IOLE
participação com gravura - Fabriano – Itália - abril 2015, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - agosto de 2015, Galeria Angela Bonfante - São João da BoaVista - novembro 2015 e Museu Casa da Xilogravura, Campos de Jordão, janeiro de 2016
FERME LA BOITE
participação com gravura nas exposições em Galerie Art do Parc, Trois Rivières - Canadá e Bruxelas, Bélgica, em abril 2015
3º SALÃO DE OUTONO DA AMÉRICA LATINA
participação com uma instalação objeto coletiva - São Paulo - maio 2015

2014
PRESION - FESTIVAL DE GRÁFICA CONTEMPORÂNEA
fotocópia de gravura e os projetos Mapas de Influências e Rosa dos Ventos, em La Plata, Argentina – novembro de 2014
A POÉTICA DO HAICAI E DA IMAGEM
participando com desenho dialogando com haicai, na Casa do Olhar, Santo André – SP – outubro a novembro de 2014
METROPOLIS
livro de gravura, no Centro Internazionale della Grafica– Atelier Aperto di Venezia, Veneza – Itália – outubro de 2014 e Kulturhauss Milbersthofen Berlim, Alemanha - outubro de 2014
PAISAGEM IN’TERNA
participação com desenhos no projeto de exposição e lambe-lambe da artista Constança Lucas, na Alpharrabio Livraria, Editora, Centro Cultural, Santo André – SP – outubro a dezembro de 2014
III BIENAL INTERNACIONAL DE GRAVURAS LÍVIO ABRAMO
participação com gravuras como artista convidada, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa e Palacete das Rosas, Araraquara – SP – outubro de 2014
PROJETO GRAVANDO 12X14
gravuras em metal, no MACRS – Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS, setembro a novembro de 2014
30 FRAGMENTOS DE POESIA – UM LIVRO DE ARTISTA
participação com xilogravura no projeto desenvolvido pelo artista Vinicius Almeida de 100 livros de artista e exposição na Galeria do Instituto de Artes da UNESP, São Paulo – SP – setembro 2014
TRANSLÚCIDAS
participação com aquarelas no Laboratório de Artes de Franca – SP – setembro 2014
Á FLOR DA PELE
aquarela no Museu Histórico Paulo Setúbal – Tatuí – SP – julho de 2014
HORIZONTES
participação com desenhos no Parque da Água Branca – SP – junho de 2014
DIÁLOGOS - UM OLHAR SOBRE A ESCOLA DE XILOGRAFIA DO HORTO
organização da exposição e participação com obra impressa e impressão das gravuras da Escola de Xilografia do Horto – Instituto Martius Staden – São Paulo – Sp – maio a julho de 2014
SEDUÇÂO IMPRESSA
idealização do projeto e exposição de gravuras sobre o tema feminino – Studio cultural Cristina Bottallo – São Paulo – SP – maio a julho de 2014
ROSA DOS VENTOS
idealização, execução e exposição de livros de artistas cujas gravuras foram feitas a 4 mãos com a intervenção de 2 artistas numa mesma página - Studio cultural Cristina Bottallo – São Paulo – SP – maio a julho de 2014
MOSAICO GRÀFICO
xilogravura coletiva – exposição da matriz - Studio cultural Cristina Bottallo – São Paulo – SP – maio de 2015
Livrraria dos artistas
exposição de livros de artistas na Gravura Brasileira – sP – SP – maio de 2014
PROJETO LIVRO TENSO
gravuras no ateliê 702, sob a coordenação de Gláucia Nagem – SP – maio de 2014
À FLOR DA PELE
aquarela na Casa do Olhar Luiz Sacilotto - Santo André – SP – abril 2014
PERFECT HARMONY
gravura coletiva - Clark County Library District - Sahara Library Art Gallery - Las Vegas – EUA - abril 2014
CORES D'ÁGUA
exposição de aquarelas no Museu Florestal Octavio Vecchi – SP – mkarço e abril 2014
CONTEMPORARY BRAZILIAN PRINTMAKING - Gravura Brasileira e IPCNY – International Print Center New York - Nova Iorque – EUA- março de 2014
ENTREPANOS
xilogravura impressa em tecido – Parque do Ibirapuera – SP – janeiro 2014
GRAVURAS PELA PAZ
exposição coletiva de gravuras – participação como organizadora, curadora e artista – Parque da Àgua Branca – SP - fevereiro 2014
CITY OF THE WORLD
exposição de xilogravura coletiva - Universidade Bishop Grosseteste- Lincoln – Inglaterra – 1º semestre de 2014
PINGÜINS DE FÉRIAS
exposição coletiva de objetos – Metrô de São Paulo – SP – janeiro a março 2014

2013
HAICAI / IMAGENS – CONVERGÊNCIAS
exposição coletiva de desenhos – Parque da Água Branca, São Paulo – SP – novembro de 2013
RESIDÊNCIA │ OCUPAÇÃO MARTA TRABA 15/30
lambe lambe coletivo – Memorial da América Latina, São Paulo – SP – outubro de 2013
ELEMENTOS
exposição com Maura de Andrade – desenhos e gravuras - Parque da Água Branca, São Paulo – SP – outubro de 2013
RIO TIETÊ
exposição coletiva de desenhos – Parque da Água Branca, São Paulo – SP – junho de 2013
LUX LÚMEN
exposição coletiva de desenhos – Parque da Água Branca , São Paulo – SP – abril de 2013
LIVRARIA DOS ARTISTAS - EXPOSIÇÃO COLETIVA DE LIVROS DE ARTISTA
exposição coletiva de livros de artistas Gravura Brasileira – São Paulo - SP–abril de 2013
GRAVURA LATINO AMERICANA DO MUNOGRA - MUSEU NOMADE DEL GRABADO
exposição coletiva de gravuras em 4 cidades – São Paulo, Brasília, Teresina e Buenos Aires – de abril a dezembro de 2013
ENCONTRO XILOGRÁFICO NO HORTO FLORESTAL
exposição coletiva internacional no Museu Florestal Octavio Vecchi – abril de 2013
PROJETO MÚLTIPLO SINGULAR I
Exposição coletiva no Ateliê 702, São Paulo – SP, abril de 2013
DIA DO GRAFFITI
Exposição coletiva no Centro Educativo de SP – SP – de março a junho de 2013
MARCAS GRAVADAS
exposição de marcadores de livros em gravura, Galeria do Museu Vivo da Memória Candanga, Brasília - DF – de março a maio de 2013
O ATELIÊ DE GRAVURA DO SESC POMPÉIA
exposição coletiva de gravuras, SESC Pompéia, São Paulo - SP – de março a maio de 2013
EXPRESSÃO TROPICAL
exposição coletiva de gravuras na Ecke Gallery, Augsburg, Alemanha - março e abril de 2013
GRAVURAS E LIVROS DE ARTISTAS
exposição na Graphias, São Paulo – SP, dezembro 2012 a fevereiro 2013
PROJETO 12X14
participação com gravuras – Casa de Cultural Mário Quintana, Porto Alegre- RS, dezembro 2012 a fevereiro de 2013

2012
A IMAGEM NA GRAVURA
Gravuras no Parque da Água Branca – São Paulo –SP, dezembro 2012
COLETIVA DE ARTE SOBRE PAPEL E BAZAR DE ARTE
Studio Cristina Botallo, São Paulo – SP, novembro e dezembro de 2012
VI[E[VER] O MUBE
intervenção lambe-lambe - no Museu Brasileiro de Escultura – SP, nov e dez de 2012
MAPAS DE INFLUÊNCIAS – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
idealização e curadoria em conjunto com Maura de Andrade, participação com gravuras na Oficina Cultura Altino Bondesan – São José dos Campos - SP – Brasil, de 23 de outubro a 23 de novembro de 2012
ENTREPLANOS – INTERVENÇÂO GRÁFICA
intervenção urbana na passagem Literária da Consolação em Sâo Paulo, coordenação e curadoria de Hélio Schonman, de 20 de outubro a 24 de novembro de 2012
DIÁLOGOS – UM OLHAR SOBRE A ESCOLA DE XILOGRAFIA DO HORTO – TATUÍ
idealização e curadoria em conjunto com Maura de Andrade – AMART Cultural – Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região, Tatuí – SP – Brasil, de 20 de outubro a 19 de novembro de 2012
DIÁLOGOS – EXPOSIÇÃO DE ESTAMPAS
idealização e curadoria em conjunto com Maura de Andrade – participação com gravura e expansão do número de artistas convidados - Galeria Gravura Brasileira – São Paulo, de 18 de setembro a 20 de outubro de 2012
CONVERGÊNCIAS DE LINHAS – GRUPO 6
selecionada através de edital da Prefeitura de Jundiaí - idealização e participação com gravuras impressas em tecido. Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, Jundiaí – São Paulo – de 01 a 25 de setembro de 2012.
O DESENHO NA AGUA BRANCA
exposição coletiva de desenhos. Parque da Água Branca, São Paulo – SP – de 1 a 29 de setembro de 2012.
MAPAS DE INFLUÊNCIAS – ARTE POSTAL
idealização e curadoria em conjunto com Maura de Andrade, participação com gravuras  na Oficina Cultura Oswald de Andrade- São Paulo – SP – Brasil, de 11 a 30 de agosto de 2012
IMPRESSÕES E MISTÉRIO
coletiva de gravuras, no Parque da Água Branca, São Paulo – SP, de 1 a 30 de agosto de 2012
DIÁLOGOS
exposição coletiva de gravuras, idealização e participação com uma gravura, na Embaixada Brasileira em Berlim, Alemanha,  de 10 de julho a 31 de agosto  
INTERNATIONAL ART - CREATIVE FRAMING & GALLERY
exposição em conjunto com Senol Sak da Turquia e Melissa Read Devine da Austrália. Na Galeria Creative Framing & Gallery, Oakland, California, Estados Unidos, de 1 a 31 de julho de 2011
DIÁLOGOS
selecionada através de edital da Prefeitura de Jundiaí  - curadoria em conjunto com Maura de Andrade. exposição de gravuras na GALERIA DE ARTE FERNANDA PERRACINI MILANI, Teatro Polytheama,  Jundiaí – SP – BRASIL, de 23 de junho a 17 de julho de 2012
CITY OFTHE WORLD
coordenação de Maria Arango. O enorme puzzle foi impresso, exposto e publicado em maio de 2012. Oregon, Estados Unidos
LAMBE LAMBE
na Galeria Gravura Brasileira, São Paulo, SP, em conjunto com as artistas Cris Rocha, Kika Levy, Constança Lucas, Zizi Baptista, Sheila Go Goloborotko e Jaqueline Aronis, durante o SP ESTAMPA, de 5 a 30 de maio de 2012.
MAPAS DE INFLUÊNCIAS
exposição coletiva – curadoria, em conjunto com Maura de Andrade,  e participação com uma gravura, na Oficina Cultura Oswald de Andrade- São Paulo – SP – Brasil, de 5 de maio a 8 de junho de 2012.
CONVERSA GRÁFICA
exposição coletiva – curadoria em conjunto com Maura de Andrade, Cleber Alexsander e Gilberto Tomé,  e participação com uma gravura, no Museu Florestal Octavio Vecchi, São Paulo – SP- Brasil, de 6 de maio a 24 de junho de 2012
EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTE POSTAL - OS LIVROS
projeto e curadoria de Constança Lucas, na Galeria Gravura Brasileira – São Paulo – SP, de 1 a 31 de Março de 2012
POÉTICA DA COR 
exposição coletiva de aquarelas, no Parque da Água Branca, São Paulo – SP- Brasil, de 20 de janeiro a 19 de fevereiro de 2012.
TRÊS NATUREZAS, em conjunto com Altina Felício e Zizi Baptista
selecionada através de edital da Prefeitura de Jundiaí  - exposição de gravuras na GALERIA DE ARTE FERNANDA PERRACINI MILANI, Teatro Polytheama,  Jundiaí – SP – BRASIL, de 4 a 28 de Fevereiro de 2012
POÉTICA DO TRAÇO
exposição coletiva de gravuras , no Parque da Água Branca, São Paulo – SP- Brasil, de 17 de dezembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012.
DIREITOS HUMANOS - EXPOSIÇÃO NA UNESP
exposição coletiva com curadoria do Oscar D'Ambrosio, de 9 a 23 de janeiro de 2012. Essa exposição itinerou para Botucatu – Museu do Café em fevereiro de 2012.

2011
5ª Bienal de Gravura de Santo André, participação com gravuras e prêmio de aquisição, Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André, SP, Brasil, novembro, 2011
Circulação Gráfica – participação no evento: passeios, discussões, visitas a ateliês e exposição agosto e setembro 2011
passagens e paisagens - Rio Paraíba do Sul – participação com 1 aquarela – São Caetano do Sul – São Paulo – agosto de 2011
Inspired by Japan - participação com 1 gravura – diversas exposições de agosto a outubro. Nos Estados Unidos: PNCA, Portland, OR; Atelier       6000 Exhibition, Bend, OR; Saint Mary's University of Minnesota; Absolute Gallery, Lansing, MI e Artisan Renovations    Exhibition, Beaverton, OR. Na África do Sul: Centre for Japanese Studies, Joanesburgo.
Diálogos: um olhar sobre a Escola de Xilografia do Hortoidealização, coordenação, curadoria e uma xilogravura, São Paulo – SP – julho 2011
Panorama 21 – aquarela, São Paulo – julho 2011
XXV Salão de Artes Plásticas de Arceburgo - aquarela, Arceburgo, Minas Gerais- junho 2011
Semana de Arta na UNESP – gravuras, São Paulo – junho 2011
Visconde de Mauá – exposição de Aquarelas da ABA/Núcleo de Aquarelistas e CCVM– aquarela, Visconde de Mauá, Rio de Janeiro, junho 2011
31st Miniprint od Cadaquès, Espanha, França e Inglaterra - xilogravuras -junho/2011
Acqua Águas Aguadas Aquarelas, aquarela, Livraria Cultura, São Paulo – maio 2011
Acqua Águas Aguadas Aquarelas, aquarela, metrô Luz, São Paulo – maio 2011
5ª Bienal Nacional de Gravura - Olho Latinoselecionada para a mostra, Atibaia, São Paulo, - maio 2011
encontro da imagem com a palavracuradoria e participação na mostra coletiva, xilogravura, Memorial da América Latina, São Paulo – maio 2011
Acqua Águas Aguadas Aquarelas, aquarela, metrô Clínicas, São Paulo – abril 2011
1ª BIENAL DE GRAVURA DE SANTOS – selecionada, São Paulo - maio 2011
Leilão de Imagem digital – Galerie Arludik, Paris, França, em benefício das vítimas do tsunami no Japão – abril 2011
6ª KIWAxilogravura, Kioto, Japão – março 2011
Acqua Águas Aguadas Aquarelas, aquarela, metrô Sé, São Paulo – março 2011

2010
xilogravuramodificando uma cidadeUberlândia – xilogravuras – novembro/2010
A4Printmakers Competition, Penryn, Cornualha, Inglaterra – gravuras -Outubro/2010
Passagens & Paisagens, São Paulo, SP, Brasil - aquarelas – Outubro/2010
CORRESPONDÊNCIA/CORRESPONDANCECopenhague, Dinamarca – gravuras -Setembro/2010
LUZES & SOMBRASSão Paulo, SP, Brasil – gravuras - setembro 2010
30th Miniprint od Cadaquès, Espanha, França e Inglaterra - gravuras -Setembro/2010
"It'll be fun, I swear" (vai ser divertido, eu juro!), na Brooklin Art Library, Nova Iorque, Estados Unidos da América exposição em Julho/2010 e gravura no acervo,
Prints for Peace 2010 – Gravuras pela Paz 2010, Monterey, Mexico – gravura - Jun/2010
V Entrepanos no ASIA 70 – exibição de seda pintada com aquarela e impressa com matrizes em linóleogravura e xilogravuras, ASIA70, São Paulo - Junho/2010
X - The Iowa State University, Iowa, Estados Unidos - exposição em abril de 2010 e gravura no acervo da University Print Society
Aquarelas no Parque da Água Branca, São Paulo, SP, Brasil – aquarelas - Março/2010
Um livro sobre a Morte - A Book about the Death – MuBE Museu, São Paulo, SP, Brasil – fotografias – Janeiro/2010

2009
3rd Mundiart – Niterói, RJ, Brasil – aquarela – 2009
Universo da Aquarela, São Paulo, SP, Brasil – aquarelas -2009
Paisagens Gráficas, no Museu Octávio Vecchi, São Paulo, Brasil- xilogravura e curadoria – 2009
A Linha Revelada, Teatro Polytheama, Jundiaí, São Paulo, Brasil– gravuras - 2009
Prints for Peace 2009 – Gravuras pela Paz 2009, Monterey, Mexico – 2009
Xilogravura Modificando uma Cidade, Resende, RJ, Brasil – xilogravura - 2009
Pequenos Formatos, Museu Florean, Romênia – gravuras - 2009
Espaço do Olhar 2009– Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, SP, Brasil – acrílico sobre madeira – 2009;
Gravura no Parque - exposição no Jardim Botânico, São Paulo, SP, Brasil – gravuras - 2009intervenção urbana coletiva no Parque da Água Branca, São Paulo SP, Brasil - 2009 A Linha na Água Branca, São Paulo SP, Brasil - pintura sobre vidros - 2009

2008
Espaço do Olhar 2008 - Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, SP, Brasil - aquarelas - 2008
exposição coletiva de gravuras no Parque da Água Branca, São Paulo, SP - 2008;
artista do mês, na Four Oceans Press, Four Oceans Press & Gallery, São Francisco, Estados Unidos - agosto / 2008
encontro de arte na Cantareira, Tuka Artes, São Paulo, SP- gravuras - 2008
xilogravura no livro XILOTIPO, do SESC Pompéia, São Paulo, SP - 2008

2007
exposição coletiva de gravuras no Parque da Água Branca, São Paulo, SP -  2007
Voadores no SESC Pompéia, São Paulo, SP, Brasil - instalação de xilogravuras coladas nas matrizes e penduradas nas oficinas- 2007
Intervenção Urbana no Valongo – Santos, SP, Brasil – lambe lambe de gravuras de grandes formatos no bairro do Valongo – SP - 2007

PALESTRAS
Mapas de Influências – São José dos Campos – Oficina Altino Bondesan – outubro 2012
Gravuras da Escola de Xilografia no Horto Florestal – Setembro de 2012 – Escola de Comunicação e Artes - disciplina de gravura do Prof. Dr. Marco Buti.
Diálogos - um olhar sobre a escola de xilografia do horto florestal - Maio de 2012 – programação do SP Estampa 2012 - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Diálogos - um olhar sobre a escola de xilografia do horto florestal - Maio de 2012 - programação do SP Estampa 2012 – Ateliê Piratininga- São Paulo – SP
Diálogos - um olhar sobre a escola de xilografia do horto florestal - Junho de 2012 – Galeria Polyterama – alunos de gravura da cidade de Jundiaí – São Paulo

ARTIGOS PUBLICADOS
Revista Topicos em Berlim – artigo sobre o Projeto Diálogos- um olhar sobre a escola de xilografia do Horto Florestal. 
 http://www.topicos.de/fileadmin/pdf/2011/4/koehler.pdf