Aqui estão os eventos em que participo: exposições, prêmios, trocas de gravuras, intervenções urbanas e o que mais acontecer.

Para acompanhar concursos, exposições, lançamento de livros e curiosidades, visite meu outro blog:
http://gabinetedecuriosidades.blogspot.com/

Maria Pinto

27 março 2013

Dia do Graffiti



Participo da exposição com o grupo de graffiti.
Espero todos lá :)

Exposição e shows marcam Dia do Graffiti na Ação Educativa



  

Data foi instituída em São Paulo há 10 anos, por lei municipal; objetivo é celebrar a arte de rua e a memória do pioneiro Alex Vallauri

Artistas e ativistas de toda região metropolitana de São Paulo se unem, pelo décimo ano consecutivo, no dia 27 de Março, para celebrar o Dia do Graffiti. Na ONG Ação Educativa, que atua há 18 anos com direitos culturais da periferia, a data será marcada pela abertura de uma exposição de graffiti e por uma série de shows, além de intervenções feitas na própria data no prédio da instituição.
Comemorado desde 2004, o Dia do Graffiti foi instituído em São Paulo pela Lei Municipal nº 13903/2004, como forma de homenagear o grande pioneiro do graffiti no Brasil, Alex Vallauri, morto em 1987, e de reafirmar a importância desta expressão cultural periférica. De acordo com Rodrigo Medeiros, assessor do programa de Cultura da Ação Educativa, as comemorações começaram com a “velha guarda do stencil” e hoje são organizadas em diversos pontos da cidade. “É uma celebração dos próprios artistas”, diz.
Exposição
Neste ano, o Núcleo de Graffiti da Ação Educativa reuniu 14 coletivos atuantes nas periferias e no centro da capital, e também na Grande São Paulo, na organização de uma exposição com 28 trabalhos em tela e em outros suportes. Como nas outras edições, obras de adolescentes que cumprem medida socioeducativa em regime de internação na Fundação Casa foram indicadas para a exposição.
Os coletivos também foram responsáveis por escolher um homenageado, que este ano foi o artista Alexandre Luis da Hora Silva, o Niggaz. Figura central do graffiti produzido na cidade de São Paulo, ele foi pioneiro na circulação e difusão de uma estética que se colocou acima das classes sociais.
De acordo com o mestre em arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP) Sérgio Miguel Franco, Niggaz “recriou o mundo para ele fazer sentido, diminuindo o absurdo da existência para um jovem de periferia com um talento descomunal. A sua inadequação é para nós um índice de como se acolhe um jovem da periferia numa realidade distinta da sua origem.”
O artista faleceu aos 21 anos, em 2003, e deixou um legado com obras marcantes e conhecidas do Grajaú à Vila Madalena (leia mais sobre a trajetória de Niggaz aqui).
Intervenção e shows
Além da exposição, a sede da Ação Educativa, na Rua General Jardim, no Centro, recebeu novas cores. Os murais da entrada e do hall do prédio receberam nova pintura de alguns coletivos e artistas convidados. Algumas das intervenções serão feitas no próprio dia.
A abertura da exposição, no dia 27, será marcada também por uma grande festa. Em show gratuito, o rapper Fagner Faria sobe ao palco da Ação Educativa ao lado de seus convidados Lívia Cruz, Phael, Raphão Alaafin, Phato, Zero Onze, Drik Barbosa e Macello Gugu, representantes do rap da Zona Leste.
A Exposição comemorativa do Dia do Graffiti de 2013 faz parte das atividades do Espaço Cultural Periferia no Centro, projeto da Ação Educativa contemplado como Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura.

Dia do Graffitti na Ação EducativaData: dia 27 de março (quarta-feira)
Horário: a partir das 19h
Local: ONG Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – vila Buarque – São Paulo, SP
Entrada: gratuita
Mais informações: (11) 3151-2333

Leia também:
Niggaz: as distâncias intransponíveis
Ação Educativa realiza workshop de inscrições para o ProAC Hip Hop
Exposição retrata violação do direito à moradia no Pinheirinho e na Favela do Moinho
Grupo de grafite inaugura exposição no Espaço Cultural Periferia no Centro

fonte:http://www.acaoeducativa.org/index.php/cultura/43-ponto-de-cultura/10004661-exposicao-e-shows-marcam-comemoracao-do-dia-do-graffiti-na-acao-educativa

Nenhum comentário: