Páginas

Aqui estão os eventos em que participo: exposições, prêmios, trocas de gravuras, intervenções urbanas e o que mais acontecer.

Para acompanhar concursos, exposições, lançamento de livros e curiosidades, visite meu outro blog:
http://gabinetedecuriosidades.blogspot.com/

Maria Pinto

03 agosto 2018

exposição Macunaíma - Biblioteca Brasiliana - Guita e José Mindlin - USP - SP



Macunaíma é tema de exposição que destaca a imagem e a palavra
A mostra gratuita reúne 39 artistas plásticos, entre novos e consolidados, que traduzem para as telas a obra de Mário de Andrade
Traduzir a obra do escritor Mário de Andrade para as artes plásticas foi a motivação principal da exposição Macunaíma, que será realizada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, a partir de 3 de agosto, com a co-organização da artista plástica Altina Felício. A mostra reúne várias técnicas e segue até 4 de setembro.

Com desenhos, aquarelas, pinturas, fotografias, gravuras, instalações e uma pequena escultura a exposição pretende trazer em outra linguagem um pouco da complexidade que o autor modernista criou em sua obra.

“O projeto surgiu  da vontade de escolher um escritor e convidar artistas visuais para traduzir a sua linguagem. Escolhi Macunaíma, de Mário de Andrade, leitura breve e instigante, por ser muito provocativa ao artista visual. Inicialmente seriam 15 artistas, mas o projeto cresceu e convidei mais, pois com tantas técnicas a exposição fica mais próxima do que Mário de Andrade escreveu: inúmeros mitos, lendas, Macunaíma na Amazônia e de repente no Sul do Brasil”, relata Altina.
 
A exposição Macunaíma traz para a contemporaneidade um pouco do herói ou anti-herói brasileiro.

“É interessante notar a sutileza como ele cria Macunaíma, na figura do cidadão brasileiro, se colocando como herói ou anti-herói diante da nossa realidade e das responsabilidades de  nossas escolhas. É um livro pequeno, uma rapsódia, que ao mesmo tempo é tão grande pela complexidade e em nossa exposição, com tantos participantes e técnicas, conseguir ser ao mesmo tempo tão objetiva”, destaca a co-organizadora.
 
Com mais de trinta anos de carreira Altina Felício não faz distinção entre artistas novos e consolidados no meio quando faz os seus convites para as exposições. Segundo ela é exatamente essa alternância que traz uma motivação especial.

“Organizo exposições desde 2011 e a minha intenção sempre foi abrir espaço para quem nunca expôs e para as estrelas, artistas com carreira consolidada, pois vemos a humildade destes expondo o trabalho com quem está começando”, valoriza.

Responsável pela criação do projeto, a artista não se considera curadora da exposição já que, segundo ela, não há uma seleção de obras, mas sim uma provocação ao artista sem uma indicação do que vai ser exposto.

A exposição trará em sua abertura um show do conjunto musical Mosaico, composto por pacientes psiquiátricos do Centro de Convivência e Cooperativa Eduardo Leite - CECCO Bacuri - unidade municipal de saúde que visa a promoção, a prevenção, a manutenção e a recuperação da saúde global das pessoas, de crianças até idosos -, local onde Altina ministra aulas de desenho. A direção do musical é do psiquiatra e músico Hélio Cherubini e da coordenadora Mara Quintanilha.

Texto | Elcio Silva
Imagens | Xilogravuras de Angela Leite

Serviço
Exposição Macunaíma
Abertura | 3 de agosto de 2018, 14h,
com apresentação do conjunto musical Mosaico.
Visitação | De 6 de agosto a 04 de setembro
das 9h às 18h (segunda a sexta-feira)
Onde| Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)
Sala BNDES - entrada pela editora EDUSP
Rua da Biblioteca, S/N, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo - SP.
Quanto | Gratuito

Nenhum comentário: