Páginas

Aqui estão os eventos em que participo: exposições, prêmios, trocas de gravuras, intervenções urbanas e o que mais acontecer.

Para acompanhar concursos, exposições, lançamento de livros e curiosidades, visite meu outro blog:
http://gabinetedecuriosidades.blogspot.com/

Maria Pinto

11 outubro 2010

Projeto Volante





Projeto Volante.
Do surgimento da gravura no ocidente, em meados do séc. XIV, emerge uma verdadeira revolução, que talvez, só encontre precedentes na invenção da escrita. É o ponto de partida para a veiculação de informação (texto e imagem) de toda e qualquer natureza em ampla escala, das cartas de baralho aos tratados de anatomia.  
Em meio a esse turbilhão se dá o surgimento do volante, impresso barato, quase ordinário, mas meio eficaz de circulação de informação, usual ainda nos dias atuais. De suas muitas definições ¹: "que voa ou tem a capacidade de voar"; "que não é fixo", "que flutua", enfim, que tem na mobilidade, sua natureza.
O eixo deste projeto, propõe uma reflexão acerca desse meio, hoje marginalizado, devido as muitas ofertas de veiculação de informação, e a associação tão comum que fazemos do volante a propaganda barata, reconfigurando seus usos correntes e o inserindo no campo artístico.
Em termos de ação prática, o Projeto consiste em realizar através do formato de um workshop durante o XXIV Festival de Arte Cidade de Porto Alegre, a produção de volantes com artistas e gravadores locais, valendo-se das técnicas de gravura em relevo para reprodução e posteriormente organizar a distribuição gratuita destas estampas pela cidade, abrindo espaço para um debate sobre os caminhos da gravura contemporânea, propostas artísticas coletivas, e a cidade como laboratório para o desenvolvimento de ações.
Além da produção durante o Festival, pretende-se também levar a Porto Alegre, volantes produzidos no Ateliê Aberto do Sesc Pompeia em São Paulo, estabelecendo além de um intercâmbio de experiências entre os ateliês e suas práticas, um diálogo entre as produções realizadas pelos artistas que freqüentam estes espaços. Também serão convidados a participar, artistas e outros ateliês de São Paulo.
¹ Dicionário Houaiss.
 
Uma Experiência anterior.
Durante o segundo semestre de 2009, o Ateliê Aberto do Sesc Pompeia desenvolveu o projeto "Exposição Volante". Os artistas e gravadores participantes do ateliê, desenvolveram imagens utilizando xilogravura, carimbo, tipografia, entre outros meios, elaborando aproximadamente 36 imagens de tiragens variadas, o que originou cerca de 1200 estampas.
Seguindo a natureza do volante, essas estampas foram distribuídas, pelo Sesc Pompeia e posteriormente ganharam as ruas e outros espaços da cidade de São Paulo. Além da produção distribuída ocasionalmente em ações coletivas, foram resguardados alguns conjuntos contendo uma coletânea completa das imagens produzidas para doação a acervos de outros ateliês da cidade.
Cleiri Cardoso, 
Marcelo Heleno, 
Sergio Antunes 

Paula Ordonhes



eu participei desse projeto com uma gravura
axFixiAR
asFixiAR 
água tinta e água forte
2010
129x129 mm

obrigada a
Cleiri Cardoso, Marcelo Heleno, Sergio Antunes e Paula Ordonhes
que tiveram idealizaram e produziram o evento

Nenhum comentário: